Olá! Hoje trago mais um origami feito com os versáteis módulos Sonobe. São seis unidades que se unem em um cubo! Abaixo está um digrama básico do esquema de montagem do cubo, porém é complicado montar o cubo apenas através do diagrama, por isso aí vai mais um videozinho!
O módulo está no post Especial Sonobe 1. Apenas um detalhe: para facilitar o encaixe, é melhor não dobrar a diagonal do módulo, pois o quadrado no centro do módulo será uma face do cubo! Provavelmente esse é o penúltimo post sobre o Sonobe, pois logo explicarei a montagem do Sonobe com 30 unidades. Não sei se será possível fazer o vídeo, porque a execução é demorada.
Modelo: Mitsonobu Sonobe Execução: Roberto Colombo Música:Maroon 5 - Makes me wonder
Espero que apreciem meu trabalho e comentem! Até mais!
Olá! Infelizmente estou sem minha câmera, portanto não posso fazer o vídeo do Sonobe com três unidades. Porém, se você conseguiu fazer os módulos e soube encaixá-los, não haverá dificuldade. O diagrama e o vídeo com os módulos estão no post abaixo. Para montar o modelo, apenas una três unidades de modo que forme uma pirâmide, vire e proceda igualmente no lado contrário. Logo após ter novamente acesso à câmera, postarei novamente com um vídeo explicativo!
Sólidos Sonobe de três unidades, ótimos para pendurar na árvore de Natal...
Peço novamente que comentem! É realmente bom receber qualquer tipo de comentário! Até mais!
Olá! Esse feriadão foi bastante produtivo! Aprendi a fazer alguns modelos novos, que conhecia mas não tinha vontade de encarar... Adorei! Aqui está o resultado do feriadão:
São vários modelos: Electra, Sonobes com 3, 6, 12 e 30 módulos, um tetraedro e uma Omega Star. (Foto meio borradinha...) Aqui em outro ângulo.
Essa semana eu farei um especial sobre os modelos montados a partir do módulo Sonobe, iniciando hoje pela 'estrela' de oito pontas (eu acho), que utiliza doze módulos. Como é muito complicado transmitir através de diagrama o esquema de montagem, apenas a montagem da unidade foi representada em diagrama, que está abaixo.
Aqui o vídeo de montagem do módulo:
Aqui o encaixe do modelo, partindo de 12 módulos:
Espero que tenha ajudado no encaixe, mas vou tentar explicar um pouco mais agora. Vá encaixando uma ponta em uma bolsa (no centro do módulo). Lembre-se de trabalhar sempre com a parte das bolsas para cima. Após, repita com o módulo recém-encaixado, e finalize uma "pirâmide", encaixando a ponta solta. Continue com este procedimento até formar um grupo de quatro pirâmides ligadas. Esquma no desenho abaixo:
Vídeo 2: Modelo: Mitsonobu Sonobe Execução: Roberto Colombo Música: Red Hot Chili Peppers - Californication
Durante essa semana postarei ensinando todos os modelos com o Sonobe que eu sei! Comente, por favor! Seu comentário é um esimulante para a continuação deste blog! Até mais!
Olá! A Omega Star é um modelo modular criado por Philip Shen. Utiliza seis módulos de dificuldade intermediária, para formar uma estrela bastante simpática! É também um dos meus origamis favoritos, e costuma fazer bastante sucesso (é, tanto que tive de fazer umas dúzias para o pessoal da escola). Para fazê-lo recomendo um papel mais fino (da espessura do sulfite para baixo), ou o acabamento não será satisfatório. Quando for fazer, tenha paciência, principalmente para o encaixe, pois às vezes as peças se soltam durante a montagem.
Omega Star Aqui o diagrama
Outros vídeos meus. Módulos e montagem!
Modelo: Philip Shen Montagem do diagrama: Roberto Colombo Fotos do diagrama: desconhecido
Venho agora trazer algumas dicas gerais, para facilitar a vida do origamista!
1ª: Sempre tenha papéis bem cortados, com dimensões exatas, nem sobrando nem faltando uns centímetros. Essa diferença nas dimensões pode causar erros que acabam com o origami!
2ª: Na falta de papéis próprios para origami (escassos na minha região) ou de papel colorido, recomendo que pinte o papel (pode ser sulfite) com giz de cera deitado. É uma técnica útil pois além de cobrir grandes áreas com facilidade, a cera ajuda na impermeabilização do origami, conservando-o bem por mais tempo.
3ª: Quanto mais dobras tiver o modelo, mais fino deve ser o papel usado. Essa é a mesma dica dada no post anterior. " [...] quanto mais complexo o modelo, mais fino deve ser o papel, para que as dobras possam ter precisão. Atenção: modelos como o WXYZ, apesar de complexos de montar, têm módulos relativamente simples, portanto papéis muito finos não conferem o aspecto desejado ao origami, podendo torná-los indesejavelmente molengos!"
4ª: Apesar de ser considerado tabu, o uso de cola e tesoura na confecção de origamis pode contrbuir decisivamente para o sucesso de uma modelo. Os mais rígidos afirmam que origami não pode ter cola, nem ter recortes, porém particularmente eu discordo. Tanto que em brave pretendo apresentar no blog o Tamatebako, um modelo que usa tanto cola quanto tesoura.
5ª: Há muitos tipos de bases que servem de ponto de partida para diversos origamis. Em breve farei um pequeno tutorial, se possível com vídeos, para explicar as principais bases.
Logo mais vêm um post fresquinho, com vídeos e diagrama da Omega Star! Qualquer dúvida, crítica ou elogio, comente! Até mais!
Olá! Hoje o origami apresentado é o shuriken, a estrela ninja. É um modelo tradicional de execução fácil. Para montá-lo é necessário começar com dois retângulos de proporção 2:1, duas metades de quadrado. É possível lançá-lo, como um shuriken real (de metal), porém para ter precisão maior recomendo um papel mais grosso e pesado.
Imagem do Shuriken
Agora uma dica para origamis em geral: quanto mais complexo o modelo, mais fino deve ser o papel, para que as dobras possam ter precisão. Atenção: modelos como o WXYZ, apesar de complexos de montar, têm módulos relativamente simples, portanto papéis muito finos não conferem o aspecto desejado ao origami, podendo torná-los indesejavelmente molengos!
Diagrama do Shuriken
Aqui o vídeo, desta vez do Youtube, já há muitos vídeos sobre o Shuriken...
Modelo: Tradicional Diagramação: Rita Foelker Vídeo: Crystal 190 (usuário do Youtube)
Espero que estejam gostando! Se tiverem qualquer dúvida, crítica, elogio comentem! Até mais!
Olá! Trago hoje um modelo mais simples, atendendo a pedidos (né Thaís). É a mariposa (originalmente), que eu chamo borboleta, devido obviamente, às semelhanças entre estes insetos. Se você não conseguiu terminar ou não teve um bom resultado com o WXYZ, não se preocupe. Os origmais modulares são mais complexos e exigem experiência do origamista. E como obtemos essa experiência? Dobrando modelos mais simples, como esta borboleta. Não há passos muito complexos, e tentando algumas vezes consegue-se um resultado satisfatório.
A borboleta ou mariposa, como preferir!
Abaixo temos o diagrama e o vídeo da borboleta de Kunihiko Kasahara.
O diagrama da borboleta.
E aqui o vídeo (meu terceiro, quem sabe um dia eu melhoro...)
O origami escolhido hoje é um dos meus preferidos, pela forma curiosa e fascinante que possui. Tal é meu gosto pelo modelo, que o escolhi para ser o símbolo do meu blog, figurando no layout. São doze módulos relativamente simples, que unidos resultarão em um "planar", ou seja, um origami onde diversos planos se cruzam, formando uma figura harmônica. Neste caso, as quatro letras do nome representam os quatro planos que se inersectam no ponto central. Cada plano é representado aqui por triângulos, formados por três unidades (módulos) cada. Justamente pelo fato de ser um origami modular, sua montagem é mais complicada, e exige uma dose razoável de paciência e dedicação. Para um efeito final mais impactante recomendo que sejam usadas nos triângulos cores complementares (opostas) no círculo cromático, como vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e alaranjado.Essa diferença nas cores garantirá que os diferentes planos estejam bem visíveis.
O diagrama do planar WXYZ. Abaixo, dica e vídeos para complementação.
Dicas para a montagem: Estes detalhes não foram mostrados no diagrama. Para encaixar dois módulos, ponha as abas do primeiro dentro da bolsa (fenda) do segundo. Se necessário, abra um dos lados do módulo-bolsa, para encaixar bem.Continue com o mesmo processo até colocar um de cada cor, unindo a bolsa do último colocado com as abas do primeiro. A seguir, encaixe outro, de modo a continuar a formação de um dos triângulos. Haverá abas soltas próximo ao módulo recém-colocado. Encaixe-as nele. Proceda deste modo até que se finalizem os quatro triângulos. Os últimos módulos são os mais difíceis para encaixar; recomendo o uso de um palito ou outro objeto afim, para abrir um pouco as bolsas e facilitar o encaixe.
Os vídeos abaixo foram os primeiros feitos por mim, por isso não estão muito bons... mas talvez tirem alguma dúvida sobre a dobra dos módulos e a montagem do modelo.
Modelo: Tung Ken Lam Diagramação: D. Petty Tradução do diagrama: Roberto Colombo
Vídeo1: Execução: Roberto Colombo Música: Cake - It´s coming down
Vídeo 2 Execução: Roberto Colombo Músicas: The Strokes - Someday The Strokes - Last Night
Olá! Este blog surgiu do meu interesse pelos origamis, que foi crescendo com as descobertas e evoluções que fui fazendo. Nesta página procurarei mostar modelos e diagramas de origamis, sempre auxiliando no que for necessário para a compreensão e montagem dos modelos. A proposta inicial é que haja ao menos uma atualização semanal, porém, com o passar do tempo podem acontecer modificações, dependendo da resposta de vocês. E para estrear esse novo blog, estou apresentando a vocês um dos origamis mais tradicionais, o tsuru. Se você entende um pouquinho do simbolismo dos origamis deve saber que esta dobradura representa o grou japonês, uma ave considerada portadora de paz, felicidade, sorte e longevidade. Segundo uma lenda muito difundida no Japão, quando dobramos mil tsurus com o pensamento focado num desejo, este se concretizará.
Esse é o tsuru :)
Aqui está o diagrama, e mais abaixo há um vídeo para explicar as dobras. No final farei alguns comentários e darei dicas a respeito de certos passos.
Dicas: Passo 3: para executar esse passo, ponha o dedo dentro do triângulo de cima, dê volume e espalme. Há um modo mais fácil de fazer esse passo; podem vê-lo no vídeo abaixo.
Passo 11: levante a ponta inferior, segundo o vinco (marca) feito no passo anterior.Alinhe as bordas com o centro.
Passo 18: eu procedo de modo diferente nessa fase. Pegue a aba direita e passe pra esquerda. Leve a ponta de baixo até a de cima. Repita no outro lado.
Passo 19: dobre a ponta para dentro, e ajuste a altura.
Passo 20: puxe as asas para baixo até o limite possível. Para dar volume ao tsuru, puxe as asas na horizontal em sentidos diferentes. Pronto!
E pra completar, se restarem dúvidas, assista a esse vídeo. :)
Agradecimentos: Sushi Yoshi (diagramação) Rafael Beraldo (Vídeo-aula)
E é isso! Espero que tenham gostado e aguardem novas postagens. Até mais!