segunda-feira, 7 de abril de 2008

WXYZ


Planar WXYZ.


O origami escolhido hoje é um dos meus preferidos, pela forma curiosa e fascinante que possui. Tal é meu gosto pelo modelo, que o escolhi para ser o símbolo do meu blog, figurando no layout.
São doze módulos relativamente simples, que unidos resultarão em um "planar", ou seja, um origami onde diversos planos se cruzam, formando uma figura harmônica. Neste caso, as quatro letras do nome representam os quatro planos que se inersectam no ponto central. Cada plano é representado aqui por triângulos, formados por três unidades (módulos) cada.
Justamente pelo fato de ser um origami modular, sua montagem é mais complicada, e exige uma dose razoável de paciência e dedicação.
Para um efeito final mais impactante recomendo que sejam usadas nos triângulos cores complementares (opostas) no círculo cromático, como vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e alaranjado.Essa diferença nas cores garantirá que os diferentes planos estejam bem visíveis.

O diagrama do planar WXYZ. Abaixo, dica e vídeos para complementação.

Dicas para a montagem:
Estes detalhes não foram mostrados no diagrama. Para encaixar dois módulos, ponha as abas do primeiro dentro da bolsa (fenda) do segundo. Se necessário, abra um dos lados do módulo-bolsa, para encaixar bem.Continue com o mesmo processo até colocar um de cada cor, unindo a bolsa do último colocado com as abas do primeiro.
A seguir, encaixe outro, de modo a continuar a formação de um dos triângulos. Haverá abas soltas próximo ao módulo recém-colocado. Encaixe-as nele.
Proceda deste modo até que se finalizem os quatro triângulos. Os últimos módulos são os mais difíceis para encaixar; recomendo o uso de um palito ou outro objeto afim, para abrir um pouco as bolsas e facilitar o encaixe.

Os vídeos abaixo foram os primeiros feitos por mim, por isso não estão muito bons... mas talvez tirem alguma dúvida sobre a dobra dos módulos e a montagem do modelo.





Modelo: Tung Ken Lam
Diagramação: D. Petty
Tradução do diagrama: Roberto Colombo

Vídeo1:
Execução: Roberto Colombo
Música: Cake - It´s coming down

Vídeo 2
Execução: Roberto Colombo
Músicas: The Strokes - Someday The Strokes - Last Night


Qualquer dúvida, comente!
Até mais!

6 comentários:

Patrícia C. disse...

Olá, Roberto!

Muito interessante a sua iniciativa - bacana mesmo!

Espero ver mais coisas interessantes aqui no seu blog.

Um abração

Patrícia
artespaco.nafoto.net/photo20050602092107.html

Anônimo disse...

Roberto, parabéns meu caro, vc parece novo, mas já tem muuuuuito talento né? Veja meus origamis, siiimples em www.maosqueboram.blogspot.com
abç
Paula

Karen Lommez disse...

Roberto! Adorei ver o diagrama e os vídeos do modular... As músicas então... adorei a escolha de Cake e Strokes! Vou tentar fazer um e depois te conto se ficou legal... bj

Echel Origamista disse...

Gostei muito dessa estrela e realmente ela é muito interessante. Assim que fiz uma colega viu e me disse que tinha amado um caso de amor a primeira vista rs...

Aprendi a fazer assistindo o seu vídeo. Obrigado e boa sorte.

Echel Origamista disse...

Criei um site entre e dê uma olhada como estou começando espero poder encontrar muitas novidades no seu e posteriormente poder trocar informações e experiências.

Anônimo disse...

Eu apanhei pra fazer um desse com papel de 3.5x3.5cm... mas o trabalho compensou!!!