terça-feira, 17 de junho de 2008

Vaso + Teorema de Haga

Olá!
Depois de tanto tempo, venho me desculpar pela falta de posts. Ela é decorrente da falta de tempo e do cansaço mental que me acomete. Acontece nessa semana a Festa da Gastronomia Italiana no meu minicípio, Nova Veneza, em Santa Catarina. Como meus pais são produtores de vinho, esta semana é uma das mais agitadas do ano para nós.
Mas vamos para o origami! Hoje o modelo que trago é um vaso, que aprendi no blog do Norberto Kawakami (Origami em Blog), linkado aqui ao lado! Ele não chega a ser difícil, mas também não é dos mais simples de se fazer.Logo no primeiro passo você deve dividir o lado do quadrado em 3. Mas como fazer?
Simples se você seguir o teorema de Haga:

É só dividir um lado ao meio e vincar a borda. Depois levar uma ponta do lado contrário para o vinco e fazer uma marquinha no ponto onde se encontram as faces superior e inferior.


Ok, agora o vaso. Essa foto é do Norberto também. O diagrama vai abaixo:


Agora só umas dicas: No passo 13, dobrando pela pontilhada, ponha os lados superior e inferior sob os quadradinhos.
No passo 14, dobre as pontas para dentro. O passo 16 é o mais problemático; você deve puxar o fundo com cuidado, e junto virão os lados.

Um detalhe: as flores são íris de três e quatro pétalas. As tetrâmeras estão com o link ao lado (Íris). As de três pétalas são apenas variação da íris original, iniciadas com triângulos eqüiláteros.

Obrigado pelas mais de 4500 visitas!Espero que tenham gostado e até mais! E comentem!

8 comentários:

Bruna disse...

Nossa! Que bacana :D
Fica com um efeito bem legal! ^^

*Medo dos passos 4 e 5 :P
consigo amassar tudo nesse tipo de dobra uahuha ^^

E cadê o teu? :D
Faz um e tira retrato pra gente ver :)

Abraço, moço! ^^
:*

Roberto Colombo disse...

Legal né!
^^ Sim, essas dobras não saiam muito boas no começo...
O meu tá aqui do meu lado!hehehe
Tô sem a câmera por enquanto, quando der eu ponho o retrato! ;)
Abraço moça! :*

Ciliane Pereira disse...

Oie!
Realmente o livro é maravilhoso...
Dá uma procurada na net, o livro é bem carinho...

Ahhh... E eu também quero ver o seu vasinho... hehehehe
Vou tentar fazer ele... Já tinha visto no blog do Norberto, mas nao tinha me empolgado em fazer...^^

Beijos!

Unknown disse...

Que liiiindo!!
Nossa, me apaixonei por esse!
Imagina fazer vários e colocar na janela do quarto, como se fosse uma floreira? *-*
Ok, viajei... eaheiuhuiae
Mas vou tentar fazer, adorei!
Até mais ver! õ/

Ciliane Pereira disse...

Oi!
Passando pra não perder o costume.. hehehehe
Bjos!!

May disse...

Nossa que dificil esse ai...pelo visto vai me dar trabalho heheheh....moço vou te add nos meus blogs favoritos ok??? Parabens pelo seu blog!!! bjus!!!!

Neca Marques disse...

Muito legal teu blog.
Adorei as dicas.
Bjus

pcpriscila disse...

Obrigada pelo diagrama do vaso. Vem a calhar , pois acabei de pegar na net uma revista lindíssima só de flores !
tomara que eu consiga fazer...