sexta-feira, 6 de junho de 2008

Flor de Riccardo Coletto + presente da Kátia

Hoje, depois de mais de uma semana sem posts, faço um agradecimento, e dedico este post a Kátia Mitiko, do blog Origami by Timikos. Em primeiro lugar, vou colocar o diagrama da flor, de Riccardo Coletto, que já está em alguns blogs por aí, como o da Kátia e o da Isa Klein (Diagramas & cia). Ambos têm o link aí ao lado. A principal diferença é que eu traduzi o diagrama, do italiano para o português.Essa é a flor:


Uma das coisas mais legais dessa flor é o último passo, pois ela floresce em suas mãos! Aqui o diagrama e depois umas dicas:


Nesse diagrama, a maior dúvida são os passos 13 e 14. São dobras inversas, ou seja, você pega o papel e o vira, como ao dobrar uma manga de roupa. Proceda com cuidado, abrindo um pouco as dobras, para que não rasgue. Abaixo um esqueminha bem simples, pra ilustrar:


Também, se você for fazê-la com um papel de apenas uma face colorida, comece com a colorida para cima (ao contrário do diagrama). Na minha opinião, o melhor é usar um papel com duas faces de mesma cor.

Além disso, recebi um presente muito legal da Kátia, um kit com papéis maravilhosos!
São muito legais! Obrigado de coração, Kátia!

Fiz esse tsuru,com um dos papéizinhos, em sua homenagem!O diagrama do tsuru está no post Estréia, aqui no arquivo do blog, na barra lateral!

Então é isso! Espero que tenham gostado! Se quiser divulgar o diagrama, fique à vontade, apenas dê os devidos créditos ao autor e mim, pela tradução!
Abraços a todos, obrigado pelos comentários e até mais!

7 comentários:

Kátia Mitiko disse...

Roberto!!!! Que surpresa agradável!!!!
Quanto aos papéis, nem precisa agradecer! Mandei também para a Isa.
Menino, como você conseguiu fazer esse esquema bem detalhado da flor? Muito Legal mesmo!!!! Parabéns!!!!
Estamos aqui para isso, para ajudar e sermos ajudados. Você está fazendo do seu blog um verdadeiro livro. Valeu Roberto!

Daniel Moura disse...

Oi, eu achei o seu blog por meio de um dos seus videos do youtube...
achei muito legal seu blog...
Vc tem um acervo bem legal de origames modulares...
Valeu pela ajuda..

Abraços do Daniel!

Bruna disse...

Ah, que bonita a flor =D
E agora fiquei curiosa pra ver ela florescendo em minhs mãos o.O
asuasuihiasiuhs

Depois que fizer o PhiZZ, tento essa aí!
Uma coisa de cada vez ^^

Abraço, moço :)

Roberto Colombo disse...

Daniel, fico feliz de saber que meus videos estão o ajudando! Realmente, os origamis modulares são a minha paixão! Espero que você continue visitando o Origaming!
Muito obrigado!

____________________________________


Bruna, a flor é muito legal mesmo! E ao vivo é bem mais bonita!
Essa expressão que eu usei, "florescer", é pra representar que, de uma dobra pra outra ela passa de uma figura plana, geométrica, pra essa bela flor! :)
E com certeza, uma coisa de cada vez! Principalmente em origami, que exige tanta paciência!O PHiZZ é bem legal, mas quando fiz o primeiro me estressei um bocado com a última peça... depois acostuma!
Fiquei muito feliz de ver que você realmente se tornou visitante assídua!
Abraço, moça! :)

Rejane disse...

Roberto
Sou iniciante, e não estou conseguindo fazer a flor de Colleto, poderia me mandar o diagrama com dicas minuciosas.
meu email é rejaneac@terra.com.br
obrigada
Rejane

Brisa Marina disse...

nao consegui fazer a flor... minha dúvida maior é a partir do 10º passo... as setinhas estao me confundindo e nao consigo chegar no 13º passo... será que consigo algum video que me mostre como fazer?

Isa disse...

OI Roberto!!

Expliquei a partir do passo 7, aí vai:

No 7 vc pega as laterais e leva até o centro inferior, seguindo as setas. No 8 vc dobra cada uma das 4 pontas para dentro. NO 9 vc dobra de novo pra dentro cada uma das 8 partes. Chegou no 10!
Vamos ao passo 10: depois de terminado o 9, ficou um quadrado cm a ponta pra cima. Na metade de baixo tem 4 partes dobradas. No 10 vc vai levandar uma dessas partes, a da frente, depois a de trás. Vão aparecer as marcas das dobras - figura 11. agora vc vai virar a da frente da direita pra esquerda e a de trás da esquerda pra direita. No 12 vc faz de baixo pra cima na frente e atrás, como no 10.

Espero ajudar!!!

Bjos no ♥