sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dicas para origami, Sonobe de Natal e aviso

   Olá! 
 Hoje eu (apesar de estar de férias) estou sem tempo... 
 Vou então fazer uma "reciclagem" de post, relançando um postzinho antigo, com dicas sobre  origami:

 1ª: Sempre tenha papéis bem cortados, com dimensões exatas, nem sobrando nem faltando  uns centímetros. Essa  diferença nas dimensões pode causar erros que acabam com o origami!

 2ª: Na falta de papéis próprios para origami (escassos na minha região) ou de papel colorido, recomendo que pinte  o papel (pode ser sulfite) com giz de cera deitado. É uma técnica útil pois além de cobrir grandes áreas com  facilidade, a cera ajuda na impermeabilização do origami, conservando-o por mais tempo.

 3ª: Quanto mais dobras tiver o modelo, mais fino deve ser o papel usado. Quanto mais  complexo o modelo, mais  fino deve ser o papel, para que as dobras possam ter precisão.  Atenção: modelos como o WXYZ, apesar de  complexos de montar, têm módulos  relativamente simples, portanto papéis muito finos não conferem o aspecto  desejado ao  origami, podendo torná-lo indesejavelmente molengo!

 4ª: Apesar de ser considerado tabu, o uso de cola e tesoura na confecção de origamis pode  contrbuir  decisivamente para o sucesso de uma modelo. Os dobadores mais rígidos afirmam  que origami não pode ter cola,  nem ter recortes, porém particularmente eu discordo. Tanto  que em breve pretendo apresentar no blog o  Tamatebako, um modelo que usa tanto cola  quanto tesoura.

 5ª: Há muitos tipos de bases que servem de ponto de partida para diversos origamis.
Neste  site tem o passo-a- passo de várias bases!

 Como eu  disse aí em cima, estou sem tempo, pois tô trabalhando nas férias. Portanto, não se espantem se eu  demorar a postar, ok? Prometo que vou empenhar pra manter o blog atualizado, mas agora não depende só de  mim. Ah, e sobre o projeto de Natal, estou fazendo uns Sonobes de três módulos, em dourado, vermelho e verde. 
 Acho que vai ficar legal!
 Bom, por hoje é isso! Grande abraço!

9 comentários:

Murilo disse...

Bem interessante essas dicas...
Quando não tenho papel sempre fico confuso o.0 mas usa giz é uma boa idéia.... e ele não solta na mão na hora de dobra??
Esse negócio também de não poder cortar ou colar... já tive origami que não colei e desmonto tudo... e corta eu corto dobrando mesmo, eu acho bom porque fica certinho ^^

Bruna disse...

Ahhh, cheio das dicas legais! :P
A do giz de cera eu meio que vi aqui também, e realmente é bem útil :D

E também não vejo mal nenhum em usar cola e tesoura =s
Antes usar que ficar um treco molenga e feioso :~~~~

euhuahuhuauhas

Bom trabalho, moço o/
E boas ferias ;P

Par-ce-ro o/
=*******

Anônimo disse...

Olá! Acabei de descobrir seu blog (cheguei através de um link no blog da Isa). Parabéns, ele é tudo de bom!

Márcia Moura disse...

Oi, Roberto
Ficaria muito feliz com o vídeo do Junino. Seria um presente para mim. Obrigada.

Dizzy^_^ disse...

Oi^^,
ah..eu tô igual a vc T.T, tô trabalhando nas férias tbm...Mto legal essas dicas, principalmente sobre o uso de cola e tesoura^^. Concordo plenamente com vc^^.
Ah, e fica atento, logo, logo vai ter um desafio de natal no meu blog^^.
Bjus^^!!!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Vim agradecer sua adesão à coletiva Coisas do Brasil 2. Já coloquei seu blog na lista de participantes e peço-lhe desculpas por demorar a confirmar sua participação; acontece que tive uma semana bastante atribulada e só agora estou voltando ao blog. Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Roberto!

O seu blog é muito bom! Adorei!
Mas escreva o seu e-mail em algum lugar... O meu computador não está configurado para acessar diretamento o seu e-mail através do link que você disponibilizou. Então facilite o contato, por favor. Assim a grete pode trocar figurinhas e diagramas.
Um abraço
Lúcia
http://origamibylu.blogspot.com
www.luciadacosta.es.tl (em espanhol)

Arte em Papel - Natália e Lucas Gabriel disse...

Você... sempre maravilhoso, não é?!
Adoro ler seu blog, cheio de dicas... você diz tudo o que agente precisa saber!
Olha, você é um exemplo de ser humano!
Você não é egoísta. Você faz e ensina agente a fazer TUDO! E explica bem direitinho... até faz o video... E com isso você ganha muito! Porque muito fica nas mãos de quem muito dá!
Enquanto, tem gente que só mostra o trabalho pronto e não ensina como faz, para que nenhuma outra pessoa possa fazer. E isso eu acho horrível!
Parabéns, meu amigo! Você mora no nosso coração! Somos seus fãs! Um grande abraço! Desejamos um feliz Natal para você e para todos os seus... Que seu novo ano seja maravilhoso e que Deus retribua tudo o que você faz de maravilhoso por todos nós!
Muita Paz!
Natalia e Lucas Gabriel.

Vitorigami disse...

Meus parabéns! Eu tenho um blog de origami também (vitorigami1.blogspot.com), eu admiro muito o seu trabalho, e você é uma grande referência em meu blog.
Eu adorei as dicas e com certeza, este seu blog irá guiar diversos futuros origamistas!
PARABENS!!